Bem-vindo ao nosso blog de guitarra!

Arquivo da Guitarra

CURSO KEEP ON BLUES (aula 05 )

 


 CURSO  KEEP ON BLUES (aula 5  )


KEEP ON BLUES


CURSO COMPLETO DE BLUES   CURSO  KEEP ON


Aulas 01  02  03  04  05  06   07  08  09  10  11  12  13  14  15  16

........................................................................

Aula 05






Guitarra Base


               Aula 5 - Slow Blues, devagar se chega longe


 


Em uma aula anterior nós vimos que o Slow Blues é o blues tocado em forma lenta.

Para quem está aprendendo, o slow blues é o melhor andamento para você tocar o Blues de forma precisa.

Novamente a nossa tonalidade será A, portanto os acordes e a sequência você já conhece.

Mas teremos uma pequena alteração na sequência nos 2 compassos finais. Veja:

A7 | A7 | A7 | A7 |

D7 | D7 | A7 | A7 |

E7 | D7 | A7 D7 | A7 E7 |

Essa alteração ocorre com frequência no Slow Blues, pois ela tem a mesma função do turnaround. Só que como o blues é lento, normalmente se altera os acordes finais.

É muito importante que tudo que você aprenda, você toque em diversas tonalidades. Então aprendeu essa aula, pega tudo que aprendeu e transporta para outras tonalidades.

Se você ficar preso apenas a tonalidade da aula você não irá desenvolver e apenas vai decorar.

A partir dessa aula o formato será sempre 2 chorus para a base, 1 chorus para o solo de guitarra e 1 chorus para o solo de teclado.

Vamos a base da guitarra?

Até aqui aprendemos a tocar a base de forma muito crua, dessa vez vamos aprender uma base de blues mais sofisticada.

Primeira coisa vamos entender a formação dos 3 acordes da base.

A7 – lá, dó#, mi, sol

D7 – ré, fá#, lá, dó

E7 – mi, sol#, si, ré

 

Para o acorde de A7, nós tocaremos o acorde da seguinte maneira:



Veja que as notas usadas no primeiro e terceiro acordes são: sol, si, mi. Isso dá a sugestão de um acorde de A7(9). O Segundo acorde teve apenas a função de preparar para o acorde principal.

Para o acorde de D7, nós tocaremos o acorde da seguinte maneira:


eja que as notas do primeiro e terceiro acorde são: fá#, dó, mi, lá. O que nos dá a sugestão do acorde de D7(9).

O acorde de E7, nós tocaremos da mesma forma que o acorde de D7, um tom acima:


Nos 2 últimos compassos, onde tivemos a alteração da harmonia do Blues, tocaremos os acordes de forma muito simples:


Veja que sempre tocamos um acorde meio tom acima do acorde principal para termos o efeito da preparação.


.................................................................................................................................


Escala Pentatônica C ou Am





...........................................................................................


Guitarra Solo


            Aula 5 – Com pouco se faz muito.



Vamos criar nosso solo de guitarra baseado em solo do B.B. King chamado Rock me Baby.

Essa canção do B.B. King é uma verdadeira aula de quais são as notas que realmente o guitarrista tem que buscar ao tocar o Blues.

A importância dessa aula é entender que as duas notas mais importantes do acorde são a tônica e a sétima menor. Apenas com essas duas notas nós vamos conseguir criar um solo que tenha o espírito do Blues.

No acorde de A7, nós tocaremos as notas lá e sol, como no exemplo abaixo:

No acorde de D7 tocaremos as notas ré e dó:

No acorde de E7 tocaremos as notas mi e ré:


Nos 2 últimos compassos, sempre pr ocuro salientar a nota da tônica do acorde:



...........................................................................

Lição de casa  ( um novo  backing tracks  para vc tocar junto e treinar )

Link original para vídeo do youtube da backing tracks
Link arquivo do vídeo do backing tracks


                                        Backing Track Slow Blues in B