CURSO KEEP ON BLUES (aula 5 )
KEEP ON BLUES
Guitarra Base
Aula 5 - Slow Blues, devagar se chega longe
Em uma aula anterior nós vimos que o Slow Blues é o blues tocado em forma lenta.
Para quem está aprendendo, o slow blues é o melhor andamento para você tocar o Blues de forma precisa.
Novamente a nossa tonalidade será A, portanto os acordes e a sequência você já conhece.
Mas teremos uma pequena alteração na sequência nos 2 compassos finais. Veja:
A7 | A7 | A7 | A7 |
D7 | D7 | A7 | A7 |
E7 | D7 | A7 D7 | A7 E7 |
Essa alteração ocorre com frequência no Slow Blues, pois ela tem a mesma função do turnaround. Só que como o blues é lento, normalmente se altera os acordes finais.
É muito importante que tudo que você aprenda, você toque em diversas tonalidades. Então aprendeu essa aula, pega tudo que aprendeu e transporta para outras tonalidades.
Se você ficar preso apenas a tonalidade da aula você não irá desenvolver e apenas vai decorar.
A partir dessa aula o formato será sempre 2 chorus para a base, 1 chorus para o solo de guitarra e 1 chorus para o solo de teclado.
Vamos a base da guitarra?
Até aqui aprendemos a tocar a base de forma muito crua, dessa vez vamos aprender uma base de blues mais sofisticada.
Primeira coisa vamos entender a formação dos 3 acordes da base.
A7 – lá, dó#, mi, sol
D7 – ré, fá#, lá, dó
E7 – mi, sol#, si, ré
Para o acorde de A7, nós tocaremos o acorde da seguinte maneira:
Veja que as notas usadas no primeiro e terceiro acordes são: sol, si, mi. Isso dá a sugestão de um acorde de A7(9). O Segundo acorde teve apenas a função de preparar para o acorde principal.
Para o acorde de D7, nós tocaremos o acorde da seguinte maneira:
eja que as notas do primeiro e terceiro acorde são: fá#, dó, mi, lá. O que nos dá a sugestão do acorde de D7(9).
O acorde de E7, nós tocaremos da mesma forma que o acorde de D7, um tom acima:
Nos 2 últimos compassos, onde tivemos a alteração da harmonia do Blues, tocaremos os acordes de forma muito simples:
Veja que sempre tocamos um acorde meio tom acima do acorde principal para termos o efeito da preparação.
.................................................................................................................................
Escala Pentatônica C ou Am
...........................................................................................
Guitarra Solo
Aula 5 – Com pouco se faz muito.
Vamos criar nosso solo de guitarra baseado em solo do B.B. King chamado Rock me Baby.
Essa canção do B.B. King é uma verdadeira aula de quais são as notas que realmente o guitarrista tem que buscar ao tocar o Blues.
A importância dessa aula é entender que as duas notas mais importantes do acorde são a tônica e a sétima menor. Apenas com essas duas notas nós vamos conseguir criar um solo que tenha o espírito do Blues.
No acorde de A7, nós tocaremos as notas lá e sol, como no exemplo abaixo:
No acorde de D7 tocaremos as notas ré e dó:
No acorde de E7 tocaremos as notas mi e ré:
Nos 2 últimos compassos, sempre pr ocuro salientar a nota da tônica do acorde:
Link original para vídeo do youtube da backing tracks
Backing Track Slow Blues in B