Bem-vindo ao nosso blog de guitarra!

Arquivo da Guitarra

CURSO KEEP ON BLUES (aula 10 )

      

 CURSO  KEEP ON BLUES (aula 10  )


KEEP ON BLUES


CURSO COMPLETO DE BLUES   CURSO  KEEP ON


Aulas  01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11  12  13  14  15  16

.........................................................................................

Aula 10



             Baixar o Backing Tracks
             Baixar o E-book





 Guitarra base


                Aula 10 - Quanto mais lento mais espaço


Nosso slow blues agora será muito lento. Até aqui a maioria deles foi em velocidade de 60 bpm, agora tocaremos em velocidade 40 bpm.

Quanto mais lento o blues, mais espaço eu tenho para preencher, mas muitas vezes o silêncio pode ser a melhor maneira de preencher os espaços. O silêncio sempre cria tensão e saber como usar o silêncio pode ser uma ferramenta poderosa.

A tonalidade de nosso Blues será em D.

Portanto a sequência será:

D7 | G7 | D7 | D7 |

G7 | G7 | D7 | D7 |

A7 | G7 | D7 G7 | D7 A7 |

Nossa base de guitarra será extremamente clean deixando muito espaço para o contrabaixo e o teclado.

Usaremos 3 acordes alterados: D7(9), G7(13), A7(13). Serão apenas os fragmentos dos acordes pois o baixo estará na linha de contrabaixo.



Antes da troca do acorde você pode tocar o acorde seguinte meio tom acima antes de resolver no próximo acorde.







.............................................................................

Guitarra solo



                   Aula 10 – Não sole conte uma estória



Nessa aula quero enfatizar que as notas as escalas não são os fatores que criam um belo solo, mas sim contar uma estória.

Temos que entender que um solo é como contar um estória, temos a introdução da idéia, a explanação da idéia e a finalização da estória. Tudo isso além das vírgulas, ponto final, exclamação, etc...

Novamente vamos usar para o nosso solo a pentablues maior dessa vez a tonalidade será D.

Lembre-se que a penta maior sempre nos faz ter mais cuidado com o acorde de IV grau.

Na tonalidade de D os acordes serão:

D7 – ré, fá#, lá, dó

G7 – sol, si, ré, fá

A7 – lá dó#, mi, sol

A penta blues de D será: ré, mi, fá, fá#, lá e si.

Novamente o mesmo problema no acorde de IV grau, nesse caso G7, não temos a tônica, e a blue note será a sétima do acorde.

No solo da guitarra começaremos usando o quarto desenho da pentablues, perceba como o silêncio é usada para interagir com os outros instrumentos:








           Depois usaremos o terceiro e quarto desenho da pentablues:






.................................................................

Lição de casa responda:

Qual seria a sequência de um Blues em G com "quick change" e sem turanorund:


a) G7 | C7 | G7 | G7 | C7 | C7 | G7 | G7 | D7 | C7 | G7 | D7 |

                             ou

b) G7 | G7 | G7 | G7 | C7 | C7 | G7 | G7 | D7 | C7 | G7 | D7 |