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CURSO KEEP ON BLUES (aula 12 )

       


 CURSO  KEEP ON BLUES (aula 12  )


KEEP ON BLUES



CURSO COMPLETO DE BLUES   CURSO  KEEP ON


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aula 12





           Baixe a Backing tracks


Guitarra base


              Aula 12 – De grão em grão a galinha enche o papo

A Cada aula aprendemos uma base diferente, perceba que raramente repetimos os padrões.

Qual foi nossa intenção com isso?

Que você entenda as bases como um dicionário, conforme a necessidade, posso usar uma delas para montar o meu blues. Nós poderíamos usar as mesmas bases em cada um dos outros playbacks, alguns iam se encaixar melhor outros nem tanto mas agora temos muito mais opções do que quando começamos, não é verdade?

Vamos tocar agora na tonalidade de A, sem o uso do “quick change”.

A nossa base agora será feita em cima de intervalos, começamos sempre com o acorde principal, um intervalo de sexta maior e quarta justa do acorde, e um intervalo de sétima menor e quinta justa do acorde.

Para A7:

        


Para D7:



Para E7:



Finalizamos com um outro tipo de turnaround:




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Guitarra solo


               Aula 12 – Não pense, sinta




Depois que começamos a misturar a penta maior e penta menor, você pode estar pensando, como vou enxergar isso rapidamente no instrumento?

A questão é justamente essa você está pensando demais, quando deveria sentir mais os acordes e o que ele pede.

Desde o começo eu sempre falo que as penta são ótimas ferramentas, mas são apenas o martelo. Se você se tornar escravo da pentatônica você poderá ser um excelente fritador mas um péssimo bluesmen.

O que devemos entender é que se eu enxergo o acorde em diversas regiões do braço, as pentatônicas serão o resultado natural desses acordes, o resto é intuição e a intuição é o verdadeiro sentimento em música.

Mais do que a teoria monte os acordes nas diversas regiões do instrumento, toque a penta maior e menor contra esse acorde e perceba quais a notas que mais lhe agradam, lhe garanto que automaticamente você irá procurar notas que estarão dentro desse acorde.

Vamos montar nosso solo novamente misturando a penta de A e a penta de Am, nossa tonalidade será A.

Nosso solo de guitarra começará misturando o primeiro desenho de Am com o segundo desenho de A.


Em seguida tocaremos o primeiro desenho da penta de Am:



Em seguida novamente o primeiro desenho da penta de Am e nota do acorde de A7, que está dentro da penta de A.



Depois terceiro e quarto desenho da penta de A:



E finalizamos com o quarto desenho da penta: