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CURSO KEEP ON BLUES ( aula 11 ) foto bugou

     



 CURSO  KEEP ON BLUES (aula 11  )


KEEP ON BLUES



CURSO COMPLETO DE BLUES   CURSO  KEEP ON


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aula 11


           

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Guitarra base


              Aula 11 - Blues é como brincar de Lego


Devo pensar a minha base de Blues como um brinquedo Lego, aquele que você monta as peças e vai criando as formas.

Mas o importante é que diferente do Lego, onde normalmente se brincava sozinho, no blues eu devo me lembrar que brinco com outros músicos.

Por isso sempre devo pensar as minhas bases como parte de um jogo onde cada jogador apresenta uma peça que forma o jogo completo.

Nesse Blues vamos tocar na tonalidade de A, sem “quick change”.

A base da guitarra será feita no esquema I grau, II grau menor, e volta para o I grau. Portanto se for um A, toco Lá, depois um tom acima Bm e volto para A. Assim será para todos os outros acordes.

Para A7:

guita

Para D7:

guita

Para E7:

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Para finalizar um turnaround descendente:

guita

 


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Guitarra solo



              Aula 11 – O segredo da receita é a mistura

Até aqui trabalhamos os solos separando a penta maior da penta menor. O que vamos fazer a partir de agora é misturar as duas para se obter um resultado mais interessante.

Vamos pensar na tonalidade de A, para isso vamos montar os acordes:

A7 – lá, dó#, mi, sol

D7 – Ré, fá#, lá, dó

E7 – mi, sol#, si, ré

 

Penta blues de A

Lá, si, dó, dó#, mi, fá#

Penta blues de Am

Lá, dó, ré, mib, mi, sol

 

Perceba como agora tenho quase todas as notas dos acordes? Fica faltando apenas a terça maior de E7.

Com isso já conseguimos criar um contraste maior no solo.

Começamos o solo pelo quarto desenho da penta de:

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Depois vamos para o quarto desenho da penta de Am:

guita

Em seguida vamos para o primeiro desenho da penta de Am, mas na última nota tocamos a terça maior de Lá, que está dentro da penta de A.

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Voltamos para o quarto desenho da penta de A, com exceção da nota ré que está na penta de Am.

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Em seguida vamos novamente para o primeiro desenho da penta de Am, mas tocamos outra vez a terça maior de Lá, que está dentro da penta de A.

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Depois tocamos o terceiro desenho da penta de A:

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Para finalizar tocamos o quarto desenho da penta de A, e a última nota estará na penta de Am.

guita