CURSO KEEP ON BLUES (aula 09 )
KEEP ON BLUES
Guitarra base
Aula 9 – Tem espaço para todos
O que temos percebido em nossas bases de Blues até o momento é que a melhor forma de criar uma boa base, não é ficar tocando o tempo todo mas deixando espaços para que os instrumentos tenha uma comunicação entre si.
Essa aula é novamente para enfatizar a importância desses silêncios, pois uma coisa que acontece com muitos músicos é a necessidade ridícula de tocar o tempo todo sem ouvir o que os outros músicos estão tocando.
Perceba como cada instrumento está tocando e interagindo com o outro, isso fará com que o seu Blues se enriqueça.
Vamos dar espaço para todos tocarem?
Esse Blues estará na tonalidade de C, portanto os acordes serão:
C7 | F7 | C7 | C7 |
F7 | F7 | C7 | C7 |
G7 | F7 | C7 F7 | C7 G7 |
A base da guitarra será feita em intervalos de terça, os intervalos serão: quinta justa e sétima menor, quarta justa e sexta maior, fragmento do acorde maior usando a terça menor como passagem.
Para C7:
Para F7:
Para G7:
Turnaround descendente no final sempre tocando a tônica do acorde:
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Guitarra solo
Aula 9 – Quanto maior, maior o tombo
Na criação de um solo com pentatônica menor não temos muitos choques com os acordes, apenas o choque característico do blues, entre a terça menor e a terça maior do acorde.
Mas quando usamos a pentatônica maior devemos ter muito mais cuidado.
Vamos enxergar isso teoricamente?
Numa tonalidade em C as notas dos acordes serão:
C7 – dó, mi, sol, sib
F7 – fá, lá, do, mib
G7 – sol, si, re, fá
E a pentablues de C será:
Dó, ré, mib, mi, sol, lá
Observe que o nosso maior problema está no acorde de F7, por dois motivos a pentatônica não tem a tônica desse acorde, e a sétima menor do acorde será a bluenote. Portanto devo procurar enfatizar as outras notas do acorde que estão na pentatônica, no caso a terça maior e a quinta justa.
Portanto eu tenho que ter o ouvido muito atento ao usar a pentablues maior, principalmente no acorde de IV grau.
Mas é importante observar que essa pentatônica dará um contraste completamente diferente para o solo, depois experimente usar a penta menor e compare os resultados.
No solo da guitarra começamos o solo pelo desenho 2 da pentatônica:
Depois vamos usar o desenho 3 da pentatônica:
Depois voltamos para a segundo desenho da penta:
Depois finalizamos o solo alternando entre os desenhos 2,3 e 4 da pentatônica.
Observe como o solo procura se comunicar com a base, procurando deixar espaços e silêncios para que a base faça parte do solo da guitarra.
Além disso em nenhum momento o solo perde de vista as notas importantes dos acordes. No acorde de F7, procura usar a quinta justa do acorde como nota principal, já que não tem a tônica no acorde.