Bem-vindo ao nosso blog de guitarra!

Arquivo da Guitarra

CURSO KEEP ON BLUES (aula 09 )

     

 CURSO  KEEP ON BLUES (aula 09  )


KEEP ON BLUES


CURSO COMPLETO DE BLUES   CURSO  KEEP ON


Aulas 01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11  12  13  14  15  16
...........................................................................

Aula 09
          



      Baixar o E-book




 Guitarra base

Aula 9 – Tem espaço para todos





O que temos percebido em nossas bases de Blues até o momento é que a melhor forma de criar uma boa base, não é ficar tocando o tempo todo mas deixando espaços para que os instrumentos tenha uma comunicação entre si.

Essa aula é novamente para enfatizar a importância desses silêncios, pois uma coisa que acontece com muitos músicos é a necessidade ridícula de tocar o tempo todo sem ouvir o que os outros músicos estão tocando.

Perceba como cada instrumento está tocando e interagindo com o outro, isso fará com que o seu Blues se enriqueça.

Vamos dar espaço para todos tocarem?

Esse Blues estará na tonalidade de C, portanto os acordes serão:

C7 | F7 | C7 | C7 |

F7 | F7 | C7 | C7 |

G7 | F7 | C7 F7 | C7 G7 |

A base da guitarra será feita em intervalos de terça, os intervalos serão: quinta justa e sétima menor, quarta justa e sexta maior, fragmento do acorde maior usando a terça menor como passagem.

Para C7:



Para F7:



Para G7:



Turnaround descendente no final sempre tocando a tônica do acorde:



.........................................................


 Guitarra solo

Aula 9 – Quanto maior, maior o tombo



Na criação de um solo com pentatônica menor não temos muitos choques com os acordes, apenas o choque característico do blues, entre a terça menor e a terça maior do acorde.

Mas quando usamos a pentatônica maior devemos ter muito mais cuidado.

Vamos enxergar isso teoricamente?

Numa tonalidade em C as notas dos acordes serão:

C7 – dó, mi, sol, sib

F7 – fá, lá, do, mib

G7 – sol, si, re, fá

 

E a pentablues de C será:

Dó, ré, mib, mi, sol, lá

 

Observe que o nosso maior problema está no acorde de F7, por dois motivos a pentatônica não tem a tônica desse acorde, e a sétima menor do acorde será a bluenote. Portanto devo procurar enfatizar as outras notas do acorde que estão na pentatônica, no caso a terça maior e a quinta justa.

Portanto eu tenho que ter o ouvido muito atento ao usar a pentablues maior, principalmente no acorde de IV grau.

Mas é importante observar que essa pentatônica dará um contraste completamente diferente para o solo, depois experimente usar a penta menor e compare os resultados.

No solo da guitarra começamos o solo pelo desenho 2 da pentatônica:






Depois vamos usar o desenho 3 da pentatônica:



Depois voltamos para a segundo desenho da penta:

             








Depois finalizamos o solo alternando entre os desenhos 2,3 e 4 da pentatônica.


Observe como o solo procura se comunicar com a base, procurando deixar espaços e silêncios para que a base faça parte do solo da guitarra.

Além disso em nenhum momento o solo perde de vista as notas importantes dos acordes. No acorde de F7, procura usar a quinta justa do acorde como nota principal, já que não tem a tônica no acorde.